quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Harmonet Generico

Vi muitas mensagens em blogs e foruns a perguntarem se o generico da Harmonet era igual à Harmonet - pilula.
Eu propria pesquisei sobre isso quando me foi oferecida no centro de saude da minha região, numa consulta de planeamento familiar para a qual me arrastaram, enquanto aguardava que me fossem feitos uns exames. Perguntei se havia alguma diferença, pois a Harmonet é uma pilula que tomo há quase 10 anos e sempre me dei muito bem com ela. Responderam-me que era igual...que os genericos são todos iguais aos medicamentos originais, bla...bla...bla... Até aí tudo bem, maravilha!

Pesquisei na internet, mas parece que as minhas duvidas eram as de quase todo o Mundo e inclusive vi testemunhos de que a tinham tomado e não tinham tido problemas!

Mudei, então a marca da pilula e comecei a tomar o generico. Pois, 1º mês - tudo bem... 2º mês - nada de menstruação... o pânico! Estarei grávida?! 3 testes de gravidez, todos negativos. Aguardo mais um mês, continua sem aparecer a menstruação, mas entretanto deixei de tomar a pilula.
Sempre fui muito certinha e nunca fiquei um mês sem menstruação, fiquei preocupada e foi à minha médica que me mandou fazer uma ecografia. Fiz a ecografia e estava tudo bem! Foi quando disse à medica que tinha começado a tomar o generico da Harmonet.
Sabem o que ela me disse? "Então está explicado... e não ter engravidado foi uma sorte."

What?... Ainda estou incredula... como é possivel. Ao que parece não fui a unica com problemas.
Tomem cuidado!

5 comentários:

*C*inderela disse...

Tu não digas isso! Eu comecei a tomar o genérico e todos disseram (médico e farmaceutica) que era igual :(
Em relação à menstruação continua tudo igual, mas acho que alterou um pouco o meu sistema hormonal (já tive "efeitos" de grávida!).

Bjokas.

Isa disse...

pois não sei que te diga! Cmg passou-se exatamente isto.

Lívia Inglesis Barcellos disse...

Eu tomo a yaz. E ontem comprei o genérico. Me garantiram que é a mesma coisa, mas depois do seu depoimento estou com um pouco de.medo....
Será que alguém saberia me dar mais informações?

Lívia Inglesis Barcellos disse...

Eu tomo yaz. Ontem fui a farmácia e me venderam o genérico , althaia. O medico e o farmacêutico garantiram srr igual ao yaz. Mas nao achei nenhum depoimento falando isso. E depois de ver o seu fiquei com medo.
Alguém saberia dar mais informações?

Anónimo disse...

Aconteceu me exactamente a mesma coisa. Voltei à harmonet e fiquei logo menstruada. A dra disse me que a quantidade de hormonas de uma era diferente da outra daí a ausência de menstruação. Mas se é genérico deveria de ter as mesmas quantidades! !