quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Obsessão ou um amor maior?

Um dia desta semana vi uma reportagem sobre infertilidade.
Esta doença afecta em média 20% dos casais portuguesas em idade reprodutiva. Existem tratamentos, a sua taxa de sucesso é de 30%.

Eu não tenho filhos e ainda não tive vontade de ter. Adoro crianças e sei que um dia essa vontade vai aparecer.

Mas o que me faz mais confusão nesses casais é a teimosia em fazer mais e mais tratamentos até à exaustão. Tratamentos esses que são dolorosos quer a nível físico quer a nível psicologíco (já não falo a nível financeiro, que numa situação destas deve ser o que menos interessa). A cada tratamento é uma decepção...

Agora eu pergunto, ser mãe é só parir a criança? É só carregá-la no ventre?
A minha resposta é: Não. Pela minha visão das coisas ser mãe é cuidar, é amar, é dar carinho... e existem tantas crinaças a necessitar desse amor de mãe.
Também sei que a adopção pode ser um processo demorado, mas quem faz tratamento durante anos e anos, também pode esperar a resolução de um processo de adopção.
Nessa reportagem vi uma mulher de 42 anos que já tinha feito dezenas de tratamentos sem sucesso durante anos e com o avançar da idade as probabilidades vão diminuindo e nunca aouvi falar em adopção.

Atenção, esta é a opinião de uma pessoa que nunca teve o desejo incontrolável de ser mãe, pode ser que esteja errada, mas é esta a minha visão das coisas.
Até breve!

7 comentários:

Olhos Dourados disse...

Não deve ser fácil, não sei o que dizer, pois nunca estive nessa situação.

Lebasiana disse...

Pois eu sofri de infertilidade e conheço centenas de casais na mesma situação! Quase todos com sucesso!
O ser humano é guiado pela esperança e infertilidade não é sinónimo de esterilidade! Se é possivel, não se vai desistir sem tentar!
Por outro lado, ao fim de determinado número de tratamentos e ao fim de muitos anos de tentativas sem sucesso, acredito que se deva parar, para nosso bem!
Quando me meti nesse mundo, sabia que tinha que ter um limite e, por sorte, não o atingi!
~Este assunto é bastante controverso e a adopção não é algo que deva substituir a possibilidade de não se ter um filho biológico e isto é a pior coisa que se pode dizer a alguém que não pode ter filhos!
Adoptar é um acto de amor e não de "substituição"! Qualquer casal pode adoptar... é preciso dispor-se a isso!
A meu ver, adopção e infertilidade não devem ser relacionados... nunca!
Eu faço intenções de adoptar um segundo filho, mas sem sequer tentar ter um biológico, porque ele não vai ser uma segunda opção... vai ser a primeira, como o pedro foi! ;)

A infertilidade doi... doi muito! E os tratamentos são dificeis, mas, um filho é um filho e, independentemente do caminho que se escolheu para obetr esse filho (biologico ou por adopção) deve-se lutar sempre por esse sonho, porque se outros conseguiram, tambem havemos de conseguir! se um dia o sonho nos começar a "destruir", devemos ter o bom senso de saber assumir a derrota E SEGUIR COM A VIDA! mais incompleta, mas... vida!

já me estendi no comentário... lol... desculpa, mas... infertilidade... adopção... era inevitável! [deixei o coração fluir pelas pontas dos meus dedos... não me interpretes mal!]

jocas

Lebasiana disse...

EI! ESTENDI-ME MESMO! LOL... DESCULPA!

Girl in the Clouds disse...

Não também não posso dar a opinião porque não passei por isso.
Mas, acho que só pode ser uma vontade muito grande, um desejo muito forte!!

Isa disse...

Lebasiana, não tens que pedir desculpa, deste a tua opinião, ainda por cima é a opinião de uma mulher que passou por isso. Ainda bem que o teu caso foi de sucesso.
Não compreendo porque não se pode relacionar, afinal um filho é um filho, seja adoptado ou biológico, não vejo diferenças...
Acredito que se deve lutar contra a infertilidade e tentar, mas como disses te deve haver limites e pensar na adopção não como substituição, mas como maneira de atingir o mesmo objectivo.
Claro, que nunca passei por uma situação dessas e espero não vir a passar e talvez esteja a dizer asneiras, mas é mesmo aquilo em que acredito.
Obrigada por comentares!

coisas minhas disse...

nao sei se a adopcao sera o mesmo.. ate pk ah cesos em que dps os pas biologicos lembras se de reclamar a crianca que outrora a abadonaram e dps lembram se que existe.. isso deve ser pessimo para os pais que adoptaram a crianca..

enfim ...

vais ver que esse desejo de ser mae ade aparecer..

volta sempre ao blog =)

tb gostei do teu

BJ*

Isa disse...

Coisas minhas, depois de um processo de adopção concluido, nunca é posivel os pais biológicos retirarem um filho aos pais adoptivos!